A segunda morte de James Caan


Quero lembrar James Caan apenas pelo papel de Sonny em O Poderoso Chefão.

Filho mais velho do Padrinho, estourado, conquistador, ousado, Sonny faz contraponto com Michael (Al Pacino), o irmão mais novo, frio, intelectualizado e que não deseja se envolver com os negócios da família.

Logo no início do filme, Sonny se destaca. Quebra a câmera de um paparazzi que foi registrar o casamento do chefe da máfia, seu pai. Em outra cena, consegliere (Robert Duvall) vai à sua procura e ouve um barulho estranho na porta. Logo sorri e compreende que Sonny e uma convidada estão se divertindo do outro lado. Sonny em dois momentos que o definem – o homem violento e o garanhão.

Com seu ar desenvolto, perigoso e agressivo, Caan compôs um perfeito mafioso naquele ambiente. Truculento e ao mesmo tempo amoroso, defensor dos seus e tubarão no trato com seres exteriores ao clã, ele seria o provável herdeiro da organização quando Dom Corleone se aposentasse.

Para Sonny, o roteiro de O Poderoso Chefão prevê uma das mortes mais espetaculares e sangrentas da história do cinema. É fuzilado e destroçado em um pedágio, numa emboscada armada por um cunhado traidor.

Mesmo fora de cena, Sonny proporciona uma das cenas mais pungentes do filme, quando o pai, Marlon Brando, manda chamar o dono da funerária (Salvatore Corsitto) e lhe cobra o favor empenhado durante a festa de casamento da filha. Corleone pedia-lhe para maquiar o corpo destruído de modo a aparecer em condições aceitáveis no velório e aos olhos da mãe. Nesta sequência, o rosto de Don Corleone é uma máscara de dor.

James Caan morreu aos 82 anos. A participação em um dos maiores filmes da história do cinema lhe garante a eternidade.

Publicidade

Um comentário em “A segunda morte de James Caan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.